O marketing na tragédia


Em meio a tantas abordagens da mídia e da sociedade sobre a catástrofe que atingiu o Haiti há oito dias, vou arriscar falar sobre algo que costuma ocorrer em situações  como essa e que sempre me instigou: o anúncio de ajuda financeira milionária por parte das celebridades.

O casal Brad Pitt e Angelia Jolie foram os primeiros a anunciar a ajuda ao país.  Depois chegaram mais notícias de que Gisele  Bündchen, Sandra Bullock e Madonna contribuiriam também. Longe de querer julgar as intenções  que permeiam tais atitudes, fico me perguntando: Por que informar aos veículos de comunicação que o dinheiro será doado? O que irão ganhar com isso? Por que não fazer uma doação “silenciosa”?

Pode até não ser a realidade, mas a impressão que tenho é que o objetivo maior nessa história é a auto-promoção. Parece o jogo do “quem dá mais”. Creio que poderiam promover algum evento para angariar recursos. Essa é uma boa maneira de utilizar a imagem pessoal para ajudar.  Agora o simples fato de pedir para o assessor ligar nos veículos e falar: “fulano de tal vai doar tal quantia, divulga pra mim?”  é, ao meu ver, insensibilidade.

É claro que existe a possibilidade de que os veículos descubram sobre  a doação  e a responsabilidade da divulgação não seja dos doadores, mas ainda sim poderiam contornar a situação, afinal, negar é sempre possível.

Não posso deixar de citar que a imprensa também tem sua parte de culpa nessa relação, se não for a maior culpada.  Cobrir  “quem ajudou com qual quantia” é totalmente desnecessário. Não agrega, não ajuda, simplesmente não deveria ser assunto de interesse público, embora infelizmente seja.

Em situações de desastres, ajuda mais quem faz mais e fala menos.

E vocês,  o que pensam sobre isso? Comentem!

Published in: on 20/01/2010 at 8:13 PM  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://josefasilva.wordpress.com/2010/01/20/o-marketing-na-tragedia/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Pois é, auto-proomção é o q motiva a maioria das celebridades e a maioria das pessoas tbm, eu acho.


Deixe um comentário